Contador de visitas

terça-feira, 9 de junho de 2009

HÁ ESPERANÇA PARA A FUNESC?

Alinhar ao centro

ROLOU UMA REUNIÃO E EU ESTAVA LÁ!


Maurício Burity (única foto que achei na net)


Ontem, segunda, 08 de junho, rolou uma reunião com a galera de teatro, convocada pelo novo presidente da FUNESC: Maurício Burity. O filho do ex-governador Tarcísio Burity, cuja administração foi responsável pela implantação do Espaço Cultural José Lins do Rego, queria escutar a classe sobre nossas reivindicações e anseios quanto aquele equipamento do governo.


A reunião que se desenrolou por cerca de três horas, começou com uma explanação sobre a infra-estrutura ou a falta dela, que já é de conhecimento de todos e a falta de recursos próprios da fundação, após um “rapa” realizado pelo último governo.



Nas palavras do presidente, são necessários dois cheques, um para reforma e outro para realização do FENART, que é o maior evento de arte do nosso estado e que já havia sido noticiado que não aconteceria também esse ano.


Me pareceu que há uma boa vontade do senhor Maurício de fazer as coisas funcionarem direito desta vez. Começando com o chamamento à classe teatral e pela forma despojada que a reunião aconteceu.


Fernando Teixeira foi o primeiro membro da classe a falar


Realizou-se inscrições para falas (que as vezes não foram respeitadas) e várias questões foram colocadas em foco, desde a descentralização do Festival Nacional de Arte em apenas uma semana, estendendo o evento por um mês e semanalmente ter um enfoque em uma ou duas modalidades artísticas; até questões mais emergenciais da nossa realidade, como sala para ensaio e a própria aproximação dos artistas para aquele espaço.


Fabíola Morais voltou a Divisão de Artes Cênicas da FUNESC e compôs a mesa junto com o novo presidente


Também questões como a verba do FENART (cerca de R$ 1.300.000,00 no último) ser revertida em várias ações menores, foi colocada na mesa. Velhos e já quase esquecidos eventos como a Mostra de Teatro Para Criança e a própria Mostra Estadual de Teatro e Dança foram lembrados, bem como outros eventos menores e que nunca deveriam ter parado de fazer parte da rotina da nossa cidade.


A reunião foi muito produtiva e o novo presidente parece querer marcar sua gestão como o que não inventou a roda, mas o que a colocou de novo para rodar. Há sim uma grande esperança de voltarmos a ter FENART, Mostra Estadual, Mostra de Teatro Para Criança e aqueles belos eventos semanais que lotavam o Paulo Pontes e a Praça do Povo com arte.


A única coisa que não gostei foi de ter ficado meio constrangido quando notei que o meu nome não constava na lista dos convidados para reunião, mas respirei na dor e assinei em uma lista a parte do mesmo jeito. Eu fui e mesmo calado como fiquei, tiveram que engolir minha presença! rsrsrsrssrsrsrrsrsrs


5 comentários:

  1. Joth, gato, o seu nome como o de muitas pessoas não estava na lista, não por ser menos importante, muito pelo contrário, o que aconteceu foi que nós ligamos para um representante de cada grupo, e como vc está no graxa, ligamos p/ Antônio Deol e pedimos para que ele avisasse ao demais do grupo. Mas de qualquer forma me desculpe.
    bjs,
    Fabíola Morais.

    ResponderExcluir
  2. mulher, relaxe, é só pra fazer onda. rsrsrssrsr

    tu acha que ia perder um deixa dessas?

    rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrssrrsr

    ResponderExcluir
  3. Desejo que Maurício Burity consiga realizar tudo o que o movimento cultural da Paraíba espera da Funesc, inclusive atentando para o fato de que aquela instituição ( ao que me parece) não deve ter compromisso apenas com a Capital e consequentemente coma estrutura enorme que representa o Espaço Cultural.
    No interior as ilhas continuam isoladas e se o BNB não funcionasse como uma espécie de Secretaria de Cultura e o Sebrae não fosse um pai e uma mãe nas horas mais delicadas a Paraíba "toda" cultural estaria perdidíssima...
    Nesse entra e sai natural de autoridades sempre rola, como bem diz Joht, reuniões.
    Acho perfeita a forma como Fernando Teixeira marca presença e faz militãncia, sem desejar conquistar cargos importantes. Ele tem moral e história, portanto nada melhor para nos proteger e zelar por nós, né mesmo?
    Repetindo;desejo de coração que Maurício Burity ou qualquer outra pessoa que estivesse no trono da Funesc consiga fazer dez ou vinte por cento do que propagam!Desejo mesmo!
    Tou muito cansaço em ouvir falar em roubo e sumiço de equipamentos
    e, cá entre nós, não tenho mais idade nem paciência para esse discurso repetitivo de político.
    Espero sim, desejo sim, que a imensa estrutura da Funesc enfim venha a dizer para que foi mesmo construída numa pacata e bucólica cidade que responde pelo estranho nome de João Pessoa...pois para mim o problema é eterno e já começa ai;como esse nome que nos pregaram na testa.
    Bjs, saúde e muito boa jornada para as novas autoridades, artistas e outras figuras afins...

    ResponderExcluir
  4. Erro meu, Chico. O interior tbm foi citado na reunião. Inclusive, dentre as ideias, foi colocado a hipotese da Mostra Estadual ser realizada cada ano em uma das cidades onde a FUNESC tem teatro.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o comentário de chico Noronha foi extremamente coerente e condiz com a realidade a qual vivenciamos, politicammente falando.

    ResponderExcluir