Contador de visitas

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vaidade de Rosana Hermann

(tentando cuidar de alguns amores meus...)

A história desse post começa quando recebi por e-mail uma mensagem da colega Adriana Zenaide. Uma linda mensagem sobre essa obsessão dos dias atuais com a busca de um “corpo perfeito”. Uma mensagem linda e lúcida escrita por Hebert Viana. Me emocionei! Não sei se por causa de alguns amigos contaminados por esse germe dos tempos atuais (germe CCE – germe do culto ao corpo esquálido), se por causa da morte de Michael e concomitantemente a morte da pantera Farrah Fawcett, ou mesmo, que é o mais provável, pela reação dos amigos a alguns quilinhos que havia perdido e que já tratei de encontrar... O caso é que por uma série de fatores multiplicadores, acabei descobrindo um caso de roubo autoral.

Para ser completamente sincero, a descoberta não foi minha, só descobri que já haviam descoberto. E também não foi nenhum trabalho investigativo. Uma coisa me levou a outra e terminei sabendo a verdade.

A mensagem que Adriana mandou veio no formato de jpg. Como assim que li decidi que iria postar aqui, salvei a foto no meu computador pra dar um tratamentozinho e upar pra cá. Só que quando fiz o uploud, a imagem veio muito pequena. Comecei então a procurar na net uma imagem com o texto em uma tamanho maior. Aí começo a desvendar o já desvendado, o que eu nem sabia, um mistério solucionado.

Mensagem enviada por Adriana Zenaide que inspirou tudo isso

Coloquei partes do texto com o nome do Hebert e sempre apareciam várias possibilidades para o crtl c crtl v, mas todos em formato de texto. Até que em um dos blogs que reproduziram a mensagem, eu percebi um recado que dizia: esse texto não é do Hebert, é da Rosana Hermann. Rosana Hermann? Quem danado é Rosana Hermann? Famosa quem? Mas ela é famosa sim. Não tanto quanto o cantor, mas é conhecida de todos nós. Quando vi a foto dela, reconheci na hora e me lembrei de altas risadas que já dei com ela, quando apresentava um programa aí, que nem lembro mais rsrsrsrsrsrsrsrssr


Rosana Hermann é Bacharel em Física pela USP, Mestre em Física Nuclear pela USP, radialista e jornalista, roteirista e redatora de TV desde 1983, apresentadora e repórter de TV, escritora e blogueira.

Comecei então outra pesquisa. Agora buscando a verdade sobre a autoria do texto. Primeiro descobri que a Hermann também é blogueira e que havia postado originalmente essa mensagem no seu blog. Depois descobri um ctrl c ctrl v de um desabafo dela sobre a loucura que é ter um texto roubado... um texto apenas não. Um sentimento roubado. E por maldade ou uma vontade torpe que o texto fizesse sucesso, modificado.

Pegaram o texto, colocaram um outro título, tiraram algumas partes, modificaram algumas palavras e colocaram uma frase do Hebert no final ("Cuide bem do seu amor, seja quem for...."). O texto virou sucesso na net e no mínimo, você já deve ter lido por aí. Mas vamos dar a César o que é de César, Hebert é maravilhoso, mas nem tudo que é belo foi escrito por ele. Creio que o coitado do Hebert nem sonha com essa história.

Depois daí ficou mais fácil. Achei o blog da Rosana e lá vi todos os originais. O do desmentido e o original que foi copiado e modificado. Compreendido tudo, me lembrei de minha vontade primordial: encontrar o texto no formato de foto. Maior sorte do mundo! A própria Rosana disponibiliza no seu blog, o seu post original no formato de texto e no de imagem. Gosto da Rosana! rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Então, depois de algumas horas de pesquisa, consegui e agora disponibilizo também pra vocês. Vamo pensar, galera. Tudo isso vale a pena? Pessoalmente, tô em paz comigo. Não foi nada agradável as pessoas comentando o quanto eu estava “magro e bem”. Sempre fui gordinho e tô comendo sem culpa. Que se foda a ditadura da beleza! Se eu emagrecer ou se eu engordar, vai ser naturalmente e com saúde. Mas deixa isso pra lá, o importante é o texto da Rosana:

7 comentários:

  1. Muito bom o texto e o esclarecimento sobre o autor. A questão da autoria de textos de internet é complexa, me canso de ler textos “assinados” por grandes escritores e jornalistas brasileiros, que nada têm da originalidade desses autores. Enfim...
    Engraçado... Estávamos em Sousa esses dias discutindo isso... A obsessão pela estética. O que importa? Saúde ou aparência? Estilo pessoal ou moda? Nossa sociedade nos dita valores e nos cobra, diariamente. E ai de nós.... “O mundo trata melhor quem se veste bem”, já diria alguém... E eu complemento: O mundo trata melhor quem se veste bem, quem é magro, quem tem cabelo abatido na chapa, pele impecável... E isso é bem mais cruel no universo feminino meu caro... Sem querer entrar na questão de gênero, mas nunca conseguindo fugir dela... O que uma mulher tem que fazer para se sentir bonita, atraente, jovem, poderosa, capaz... Não é brincadeira! E haja tratamentos de beleza, cosméticos até para deixar mais saudável a cutícula e toda uma rede que promete que você vai ser mais feliz se usar tal ou qual produto, maquiagem, esmalte, cremes, bolsas, jóias, cintos, roupas ... O cuidado com o espírito, com a mente... Que vá pra PQP e diga lá que não me viu....

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...
    este post me ataca diretamente....
    hum...
    só queria reproduzir as palavras da Santa Glorinha Kaliu num programa aí... vi essa semana.
    Ela muito sabiamente diz:
    o grande problema de saúde do mundo atualmente é a obesidade, não a magreza.
    concordo que toda obsessão é prejudicial, mas vamos combinar.
    Um pessoa magra veste melhor e se sente bem.
    Digo isso com conhecimento de causa, pq já tive bem acima do meu peso, já estiver com o peso ideal (meu)e estou levemente acima dele atualmente.
    Sei que ah uma neura com relação a aparencia, fala-se sobre o culto da magreza e que é sim mais crual com as mulheres... ponto pra questão de gênero fefa.
    Mas não vou me omitir e deixar de dar essa opinião.
    não me furto de fazer o que acho necessário para me sentir bem, seja por questões pessoais, ou por imposição da sociedade, afinal, Foucault já disse que somos submetidos.
    Como essa é a realidade e confesso que ela não me causa tanta revolta e choque... Continuo querendo o corpo do paulo Zulu.

    ResponderExcluir
  3. Dessa vez concordo com esse Joe,eu por exemplo sou muita linda do jeito que sou,qualquer roupa me cai bem,fui ate convidada para fazer um comercial falando da dengue...por que será?Ja dizia K max: É mais facil um camelo passar no fundo de uma agulha do que o rico ganhar o reino do céu....... Maga feia.

    ResponderExcluir
  4. Não sei nem o que dizer,mais essa é a realimente de hoje, Pode ser que não tão exageradamente como a Rosana descreve, mais sim é.
    Gente fazia muito tempo que eu não entrava mesmoooooooooooooooooo. O blog está ultra super moderno, e olha que sou eu que fasso o curso de Web, rsrsrs.
    Arrazou painho, xeru.

    ResponderExcluir
  5. Bem, nao consegui ler o texto da rosana... misteriosamente nao abriu aqui... e nao li no email. deletei antes! a obesidade é a maior causa de morte no mundo... diretamente ou indiretamente pelo mal que ocasiona... se a pressao social pela estetica industrial perfeita ajuda as pessoas a se manterem na linha, sim eu apóio. Sou obesa, ja estive em todos as escalas de quilos que vao do 55 ao 118. Sei do que falo. Sei o que ja sofri. Não me sinto oprimida, ao contrário, meu sonho era me oprimir dentro dum saco plastico bem pequeninho. A luta continua. Com sem genero a proposta é mandar cortar!

    ResponderExcluir
  6. meu deus! rosana hermann é TUDO ISSO que tá escrito embaixo da foto dela e que eu não pude copiar/colar porque seu blog não me deixou?! :O

    em choque, e nada mais me lembro. morri.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Boa noite acabei de assistir o propragama de Otávio e estou admirida pela sua precisão em suas respostas é esclarecedora a se na escola fosse assim.Eu assisto e no outro dia ouço vc falando e começo a fazer as coisas na Net.

    Sou sua admiradora!!!
    Prazer Fernanda /Salvador-Ba

    ResponderExcluir