Contador de visitas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Salgadinho Surpresa: A Revelação do Segredo





Depois de anos de segredo, hoje revelarei a receita secreta do meu famoso Salgadinho Surpresa. Pra quem não conhece, trata-se de certos bolinhos salgados (na maioria das vezes) que costumava fazer e levava para luaus e festinhas afins. De visual arrojado, causava certo espanto a principio, mas logo que o primeiro corajoso se aventurava em se deleitar, o grupo se arvorava de tal modo que eu nunca trouxe um de volta para casa! Fazendo uma má comparação, era a Farofa de Joalisson de outrora.

Essa delícia da Nouvelle Cuisine contemporânea de João pessoa, surgiu, como todo grande prato, da falta de grana mesmo. Para contribuir com nossas frequentes reuniões festivas, peguei a base de qualquer bolo e misturei com o que havia à mão. A surpresa do salgadinho, além do sabor inesperado, já que nunca se sabia ao certo o que podia se esperar, consistia também, em ter a agradável surpresa de achar algum recheio.



Isso não é um Salgadinho Surpresa nunca!

Mas chega de conversa e vamos a receita. Em uma vasilha razoavelmente limpa misture: farinha de trigo, leite, manteiga, ovos e sal (se não tiver um desses ingredientes, faça do mesmo jeito, mas eu não garanto o pipoco do trovão). Mexa até atingir uma consistência homogenia. Não se preocupe se ela ficar um pouco rala. Se isso acontecer, taque mais farinha e continue mexendo e acreditando. Agora olhe ao redor na cozinha e procure algo pra dar sabor a essa massa. Pode ser aquelas cinco azeitonas do fundo do pote, misturada com o restinho de milho da caixinha e uma ou duas chiringadas de mostarda (se quiser pode ser mais, que mostarda não engorda). Não tem na sua casa esses ingredientes? Não tem problema. Vamos apostar em outros temperos. Tem ervas finas? Taca lá elas! Todas elas! Também não tem? Taca cominho mesmo. Aproveita e coloca colorau também, que já ajuda na cor. Molho de tomate também é uma opção que utilizei com muito sucesso várias vezes. Ainda assim você não tem o que misturar? Tudo bem, faz um refogadinho de tomate, cebola e pimentão, que também funciona. Alho! Alho é tudo nessa vida e ainda combate infecções. Pode pôr também.

Pra os povo não sair falando que não havia recheio, você pode investir ou não, porque a essa altura, já deve tá uma delícia (acredite!), em alguma proteína animal. Qualquer coisa que já tiver frita na geladeira: carnes vermelhas de qualquer tipo, frango, peru... o que seja! Pegue um pedaço razoável (não pegue tudo, pois sempre tem o dia de amanhã) e pique bem pequeno. De um tamanho que dê pra reconhecer o que é, mas sem desperdício. Lembre que tem que render!

Não tem nada de proteína animal na geladeira? Olha lá no armário e procura a velha e boa sardinha. Sardinha sempre funciona! Achou? Ótimo! Agora misture tudo. Qual a consistência da massa? Se ela tiver grossa, você mela a mão com óleo ou margarina e começa a fazer os bolinhos multiformes. Pera! Esqueci de um ingrediente importantíssimo, o fermento. Ponha fermento! Fermento faz crescer e pode ter muita gente na festa. Aproveite e diminua o tamanho dessas bolinhas. Pronto, agora é só fritar com bastante óleo (ou assar no forno) e deixar do douradinho para o queimado. Cuidado para dentro não ficar cru, heim?!

Pensou que eu esquecer de você que não conseguiu uma massa mais grossinha? Não! Já passei por isso e nunca deixaria você na mão. Seguinte, ela não pode tá muito liquida não. Tem que tá pelo menos um oitavo acima da textura de massa de bolo. Melhor dois oitavos acima. Tá ótimo, não mexa mais. Agora ponho o óleo para ferver (com a massa nessa consistência, não dá pra ir ao forno... ou dá? Mas se for fazer, acho melhor fazer uma peça única, como se fosse uma torta salgada), quando o óleo tiver bem quente, já fazendo a dança do óleo fervente, mele uma colher nesse óleo e tire uma pequena porção da sua massa e com cuidado derrame para fritar. Sempre quando for colocar uma nova colherada, lembre de untar a colher no óleo fervente para a massa não grudar, heim?!


Nachos nunca mais!

Como você deve estar notando, as mais diversas formas estão aparecendo, não é? Tudo bem, faz parte do prato Salgadinho Surpresa, as surpresas na forma que ele se apresenta também. Agora é só deixar esfriar e se deleitar com essa experiência impar.

Pra terminar, deixa eu dar dois toques. Quando for fritando, vá logo comendo alguns pra saber se tá gostoso. Caso não esteja, invista em melhorias. Seja criativo e acredite! O segundo toque é sobre o momento da festinha que o prato é mais indicado. Deixe mais para o final da festa. Sabe quando todo mundo já tá na larica e já acabou qualquer coisa sólida? Pronto! É o momento perfeito para oferecer. No mais, não beba muito pra no outro dia não ter nenhum problema estomacal e depois pôr a culpa no meu salgadinho.

13 comentários:

  1. O fato é que “luau” é uma festa praiana de estilo havaiano que ocorre à noite, muita gente acha que a palavra tem alguma relação com “lua”, “luar”. A pista não poderia ser mais falsa.

    “Luau” vem do havaiano lu’au, que, antes de nomear por extensão também a festa, era apenas o nome de um prato típico servido nessas celebrações – folhas de taro, um tipo de inhame, cozidas com leite de coco.

    Então o plural de luau é luaus rsrsrssrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. O que tem por trás do segredo!!!!!!!!!!!!!!!Pensa que não sei? Pois menino logo vou revelar,para aqueles que ler esse tal de mal....linhas.você deve está suando,sabendo que todos irão saber?Como diziz k max:Toda nudez será revelada,breve.tam...tam.(musica tubarão) maga feia do carai.

    ResponderExcluir
  3. Eu to chocada com essas revelações todas... é ser muito ana maria braga... eu nao posso com isso! os salgadinhos sempre foram realmente o pipoco do trovao de todos os eventos aonde se fizeram presentes... eu acompanhei alguns nascimentos de novas receitas, etc e tal... CONSELHO: FAÇAM! fica poddy de feio a maior parte das vezes, mas nao sobra mesmOOoOOO! Ai, delicia!

    ResponderExcluir
  4. Bem queridos amigos,voltei a minha abençoada patroa chegou gritando que eu não tinha lavado o banheiro.....agora vou falar; minha patroa falou que tudo é a lei atração que voce atrai o que você pensa.Viu nõ tem nada com receita.kkkkkkkkkkkkk Maga feia do carai

    ResponderExcluir
  5. Essa maga é maga de ruimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  6. A Maga é do tóxico agora, só pode ser! Para de fumar coentro mofado, Maga!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.............Adorei a vasilha “razoavelmente” limpa... Penso na imensidão de bactérias que eu consumi durante esses anos... Como assim: “a dança do óleo fervente”, “invista em melhorias”? kkkkk.... Só tu Joht. As dicas de quando servir realmente são "batata", pq dado o aspecto da coisa fica difícil de rolar no início... Mas é bom mesmo... Eu lembro, kkkk....Beijos.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    chocado eu estou com esse post....
    como assim??????
    Sito que os salgados surpresa vão ser convocados a ir no programa da ana maria braga...
    tô enviando essa página para a produção do programa hoje....
    kkkkkkkkkkkkk
    arrasou... adorei a surpresa!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. ... SAO JUSTAMENTE OS C. F (QUEM SOUBER MORRE) QUE FAZ O GRANDE BARATO DO PRATO
    AHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAUHAHUAHUAUHAUHAUH

    ResponderExcluir
  10. Alguém entendeu o que Flávia falou aí encima? Acho que ela tem fumado aquele mesmo coentro mofado da Maga. rsrsrsrssrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkk

    primeiramente... queria deixar registrado aqui que estou profundamente triste pq eu nunca comi um salgadinho surpresa. Enfim... tenho fé q um dia ele ressurge e assim eu possa experimentar! kkkkkkkkkkk

    ah.... joht, tb não entendi o que flávia falou! uahuauhau

    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  12. Prá ser sincero, o texto é uma verdadeira enrolação. Mas extremamente cômico, principalmente prá quem conhece as receitas e o Gourmet que as criou. Achei tudo. A forma pela qual foi escrita aliviou o trauma pelo qual passei ao viver a experiancia da experimentação. Adorei!

    ResponderExcluir
  13. Ei, quero provar desse salgadinho surpresa. Vai ser seu ingresso para a próxima festa.
    Beijo

    ResponderExcluir