Contador de visitas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Agora diga: Influenza A-H1N1

Em tempos de Gripe Suína, terminei contraindo um resfriado que me derrubou por quase uma semana. Quer dizer, isso é o que eu diria se não tivesse pesquisado quais as diferenças entre essas duas enfermidades. E apesar de haver diferenças, ambas podem ser carrego!

Ah! E antes que me corrijam, não consigo chamar a doença do porquinho de Gripe A e muito menos de A-H1N1. Até parece que só porque a OMS rebatizou a doença, magicamente, o mercado mundial vai esquecer e vai voltar a comprar/consumir carne de porco. Eu, pessoalmente, nunca fui muito dado, a não ser na feijoada.


Vírus da Gripe Suína (imagem microscópica divulgada pelo Centro de Controle de Doenças de Atlanta, Estados Unidos)


O Resfriado

Pra começar, o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, mas geralmente os culpados são os rinovírus. Esses vírus rinocerontes causam infecções agudas, cuja as principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreção nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintomas predominantes. Pode acontecer também dor de garganta. Se houver tosse seca, ela pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. Em adultos raramente ocorre febre. Eu sempre tenho!

Os pequenos “rinos” estão sempre a procura de novas pessoas para se hospedarem. Os hotéis preferidos são aqueles com fadiga excessiva, distúrbios emocionais ou humanóides alérgicos. Pessoas com as três características podem ser considerados Burj Al Arab Hotel da hospedagem virulenta. E o melhor, se você for depressivo, mesmo não sendo um hotel 7 estrelas, pode ser alta estação o ano todo!

O resfriado é extremamente contagioso e a transmissão é feita através do contato aéreo quando tossimos e espirramos, mas pode ocorrer também pelo contato com mãos infectadas. Falando nisso, você já lavou as mãos hoje? Pode ir lavar agora que minhas Mal Traçadas Linhas vão continuar aqui te esperando. Ah! Cuidado com o teclado e o mouse também, eles podem ser os assassinos.

Após o contato com o vírus, os sintomas normalmente surgem 48 horas após a transmissão. Costuma durar de 5 a 7 dias e a maioria das pessoas apresentam de 2 a 5 infecções por ano. Que bom, né? E isso tudo se não houver complicações como asma e presença de infecção bacteriana associada.


A Gripe


A gripe é causada pelo vírus da Influenza. Isso todo mundo sabe, né? Mas só quando lê ou alguém fala. Eu mesmo só lembrei durante a pesquisa. Deixei sair até um “Eita! É mesmo”.

Ela apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, praticamente uma doença barroca, cheia de arabescos: febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, dor de garganta e tosse. Na gripe os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces.

O modo de transmissão e igual ao do resfriado. O tempo da doença costuma ser de até 2 semanas. No meu caso, hoje faz 7 dias e já tô quase bom. Tirando a coriza, a moleza e a impressão que meu pulmão vai explodir toda vez que eu tusso, já tô bonzinho.

A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações em relação ao resfriado. Taxas altíssimas, inclusive: pneumonia causada pela própria Influenza ou por nossas queridas amigas, as boas e velhas bactérias oportunistas.

Como sempre, segue abaixo coisas roubadas de outros blogs. Neste caso, uma lista de perguntas freqüentes sobre esse assunto. Peço muito atenção para a forma delicada que as questões são respondidas.

No mais, cuidado com a saúde, com pessoas dodóis, alto astral sempre e uma boa alimentação, incluindo até porco no cardápio se você quiser.



PERGUNTAS SOBRE RESFRIADO E GRIPE:

É verdade que os vírus da gripe estão em constante mutação e por isso não conseguimos criar uma defesa imunológica permanente ?
- Sim, Inclusive a vacina contra a gripe é alterada frequentemente, levando em contas esses novos vírus mutantes.

Posso pegar gripe através da vacinação?
- Não, os vírus usados são mortos e incapazes de causar doença.

Algumas pessoas dizem que nunca tiveram gripe e depois da vacinação começaram a tê-la frequentemente, isso é possível?
-Não, além de não fazer o menor sentido. O que acontece é que 10% dos subtipos de Influenza não são cobertos e por isso alguns pacientes vacinados podem pegar gripe. Muitas pessoas apresentam resfriados e o confundem com gripe.

A vacina da gripe cobre os vírus do resfriado?
-Não.

Pode se pegar resfriado ou gripe sendo exposto ao frio?
-Em geral os meses mais frios são aqueles onde há maior circulação de vírus, e as pessoas ficam mais tempo em contato umas com as outras em locais fechados. Não existe relação direta entre pegar frio e pegar gripe ou resfriado. Ninguém pega gripe porque pegou chuva ou abriu a geladeira com o corpo molhado. Para se pegar a doença é necessário contato com o vírus.

Vitamina C previne viroses?
-Não há provas.

Canja de galinha é bom para curar gripe?
-Não é bom, nem é ruim. Como um dos tratamentos é aumentar a ingestão de líquidos, a canja de galinha serve a esse propósito. Alimentos quentes aliviam os sintomas de dor de garganta. Mas a galinha em si, não tem nada com isso.

Fonte: 10 milhões de sites e blogs que devem estar todos no histórico do meu computador, mas estou com preguiça de ir olhar para colocar aqui.

2 comentários:

  1. eita! já mudou o nome novamente. agora chama nova gripe.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
    joht é informação... e principalmente cultura....
    depois de uma suspeita infundada de gripe suina... tb prefiro chamar assim!!!!!!!!!!!!!
    vc transformou o transtorno, inclusive psicológico em informação pública...
    isso é um orgulho...
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir