Contador de visitas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Volta e meia, Caverna do Dragão


É extraordinário como até hoje, volta e meia, alguém fala com saudade, até hoje, de Caverna do Dragão. E a cada temporada que a serie animada reprisa novas gerações de adeptos se tornam novos saudosistas.
As galera jovem de hoje, sempre fala mal dos anos 80, principalmente quem nasceu nessa década e não teve oportunidade de vivê-la. Concordo que os cabelos e as roupas da moda tiveram sua era das trevas naqueles anos, mas em outras áreas do conhecimento, foi muito fecunda em obras marcantes e que até hoje as gerações vem redescobrindo.


A pouco tempo atrás meu filho de 19 anos descobriu Legião Urbana. Eu não agüento mais Legião Urbana! Eu já vivi Legião na sua era. Tinha todos os vinis e pior, vivi também durante esses anos todas as gerações de redescobertas do Legião. Amo! Mas preciso de um tempo pra respirar um pouco sem eles.
De outra forma, as outras Bandas dessa década que resistem até hoje, como Kid Abelha, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, vez por outra se alto revisitam, mas ao menos dão caras novas as velhas roupas, sem falar que é misturado a isso nova composições com a cara dos tempos atuais.
O fato é que, inegavelmente, nos anos 80 nasceram grandes ícones e graças a essas conquistas, grandes obras e ideias floresceram e, feliz e infelizmente, algumas são redescobertas a cada dia como Legião Urbana e Caverna do Dragão.



Creio que o fenômeno Caverna do Dragão é ainda mais forte, na minha opinião. Sempre ficou a expectativa do episódio final, de um filme ao menos que nos matasse a fome. Existe uma reticência eterna no caso do desenho. O que acontecera com Hank, Eric, Sheila, Presto, Diana e Bobby? Uni foi pra aquele vale secreto dos unicórnios por trás da cachoeira? E Tiamate, vai enfim colocar o Vingador pra dentro do bucho?
Creio que por causa disso rolou tanta especulação sobre o último episódio. Em uma das mais famosas falsas versões que circula na web, o Mestre dos Magos revela ser o grande vilão da trama e Uni seria um demônio que tinha a função de não permitir que eles voltassem para casa. Uma bobagem! O capítulo final da saga dos garotos da montanha russa nunca foi filmado. O script do episódio, intitulado Requiem, chegou a ser escrito pelo roteirista Michael Reaves, mas não foi produzido em função de problemas com a TSR, empresa associada à companhia responsável por Caverna do Dragão.


O desenho foi exibido na TV norte-americana pela CBS, entre 1983 e 1985, e teve 27 episódios. No final da terceira temporada, a CBS não sabia se continuaria ou não com o programa. Foi decidido, então, que um último capítulo deveria ser escrito, Requiem, que poderia finalizar a trama ou dar início a uma nova temporada. Porém, problemas com as empresas envolvidas acabaram prejudicando a produção do último episódio e acabou, também, com qualquer plano de se realizar a nova temporada.
Pesquisando na Net, descobri que nos extras do DVD, uma versão gravada em áudio de Requiem pode ser conferida. Michael Reaves disponibilizou o arquivo com o roteiro em seu site oficial em inglês: http://www.michaelreaves.com/requiem_preface.htm. Caverna do Dragão foi adaptado do RPG Dungeons & Dragons, que inclusive é o título do programa nos Estados Unidos e até existe um filme também baseado no RPG, mas não tem nada ver com o nosso Caverna do Dragão. Uma pena!
Calma! Não se preocupem que não vou deixar meus queridos leitores na mão com essa versão de Réquiem em inglês. Os internaltas que entendem das ingresias já traduziram ele a muito tempo e pode ser encontrado em qualquer esquina da Net hoje em dia. Mas pra facilitar a vida de vocês, com vocês, Réquiem:


Esse resumo é uma tradução livre do Capítulo Final, "Requiem", da Caverna do Dragão. O texto original em inglês é oficial, mas a tradução não. Enfatizamos o fato de ser apenas um resumo. O episódio é descrito com grande riqueza de detalhes na página de Michael Reavers. Aqui é enfatizada a seqüência final do episódio, que consideramos o assunto de maior interesse.

No inicio do capítulo final, o Vingador e o Mestre dos Magos encontram-se. O Vingador propõe um teste para a coragem dos garotos. Caso eles sejam bem-sucedidos, eles encontrarão a chave. Caso fracassem, perderão tudo, tanto suas armas quanto suas vidas. "Assim seja", diz o Mestre dos Magos.

Em outra cena, aparece diante dos garotos uma hidra, um monstro de várias cabeças. Eles são observados pelo Mestre dos Magos e pelo Vingador. Tentam inutilmente derrotar o monstro e, em situação de extremo perigo, pedem ajuda ao Mestre dos Magos, que diz, severamente: "Vocês entraram nessa situação sozinhos, meus jovens amigos... então saiam dela sozinhos." E desaparece.

Após um esforço sobre-humano, eles finalmente derrotam a hidra, e começam uma longa jornada. Desolados, acreditam que foram abandonados pelo Mestre dos Magos. O Vingador aparece e diz que o Mestre dos Magos finalmente revelou sua verdadeira face. O Vingador propõe enviar os garotos de volta para casa em troca de um favor: devem ir em direção à fronteira do reino, onde encontrarão um mausoléu. Lá, haverá uma chave que eles devem jogar no abismo.

Eric, Presto e Sheila pensam ser essa a única maneira de voltar para casa. Hank, Diana e Bobby dizem que jamais confiaram no Vingador. Os dois grupos se separam e seguem por caminhos distintos, mas ambos em direção à fronteira do reino. O grupo liderado por Eric encontra um navio, que Presto faz voar. O grupo de Hank segue voando em um dragão de bronze.

Hank: "Por que você acha que estamos aqui, Diana ?".

Diana: "No Reino ? Sempre acreditei que fosse para derrotar o Vingador".

Hank: "Eu também, mas talvez o Vingador tenha razão. Talvez as coisas não sejam tão simples".

Os dois grupos acabam encontrando-se no ar, e Hank pede que o outro grupo pare. Eric diz que é a única maneira de voltarem para casa. Hank tenta forçá-los a parar com uma flecha, e acaba derrubando-os. Hank, Diana e Bobby acreditam que os demais estão mortos.

Muda a cena pro mausoléu, em que estão o Vingador e o Mestre dos Magos.

Vingador: "Você perderá, velho. O desejo que eles tem de voltar para casa é mais forte do que tudo. Sem seu apoio eles estarão perdidos".

Mestre dos Magos: "Sua coragem não falhará. Eles farão o que deve ser feito."

Vingador: "Veremos. Há algo no mausoléu que testará sua coragem."

Descobre-se que Eric, Presto e Sheila sobreviveram à queda. Eles caminham em direção ao mausoléu. Eric, Bobby e Diana fazem o mesmo, mas um grupo não pode ver o outro devido ao terreno acidentado. Eles entram, e acabam se encontrando, com grande alegria.

Há uma nova discussão para saber se eles farão ou não o que o Vingador solicitou. Então, surge um monstro enorme, um amebóide, que os ataca. Eles correm e lutam contra o amebóide, até que, após muito esforço de todos, Bobby consegue enterrá-lo sob uma parede. Como isso acaba impedindo o caminho, eles são obrigados a seguir em frente, para desgosto de Hank.

Mestre dos Magos: "Eles estão vindo, Vingador. Cheios de dúvidas e suspeitas uns em relação aos outros, mas ainda estão vindo."

Vingador: "Eles ainda podem falhar... E falharão. Não celebre sua vitória ainda, velho."

Mestre dos Magos: "Não sou eu quem será o vencedor, Vingador. Será você."

Os garotos entram no santuário, que agora está vazio, exceto por eles e por um sarcófago. Diana aponta para uma parede quebrada, além da qual há um abismo. Os garotos aproximam-se calmamente, e observam um precipício sem fim, envolto em névoa noturna - a fronteira do reino. Estrelas cintilam na profundezas do abismo, e pilares do tamanho de um continente sustentam o reino.

Sheila aproxima-se da abóbada, onde há uma fechadura praticamente escondida. Presto aproxima-se do sarcófago, onde há uma figura esculpida. É um homem em armadura de guerreiro, braços cruzados sobre o tórax. Seu rosto, apesar de nobre a sereno, sem asas, chifre e outros traços de maldade, é inquestionavelmente o Vingador.

Eles abrem o sarcófago, onde há apenas uma chave de metal ordinário. Eric diz: "Temos a chave. Basta jogá-la no abismo para irmos para casa." Hank responde: "Você ainda não entendeu que jamais iremos para casa confiando no Vingador ?" Eles discutem e lutam pela chave. Hank diz: "Eric, lembra-se do que você disse sobre todo esse reino ser uma prisão ? Eu acho que você está certo. Todos somos prisioneiros aqui - inclusive o Vingador. E esta é a chave."

A discussão é interrompida pela chegada do amebóide. Eles o enfrentam. Sheila, Uni, Presto e Diana são presos pelos monstro. Bobby bate com o tacape no chão, provocando uma onda de choque que obriga o amebóide a largar seus amigos, mas que derruba Hank no abismo. Os outros garotos agrupam-se, lutando contra o amebóide. O Vingador materializa-se diante deles e ordena que Eric jogue a chave no abismo. Eric parece duvidar e, de repente, toma uma decisão: corre para a abóboda e abre a fechadura.

Um oceano de luz sai por detrás da porta. O amebóide desaparece. A luz mágica envolve o Vingador, que inutilmente tenta livrar-se e grita de medo. Raios de magia irrompem por todo o reino, permitindo que diversos povos, com imensa alegria, voltem para suas terras natais. A cidadela do Vingador é destruída.

Os garotos aproximam-se do abismo, temendo o pior, mas verificam que Hank está vivo e o tiram do precipício.

Começa então a seqüência final.

Hank: "Ei! O que está acontecendo com o Vingador ?"

Todos viram-se e vislubram uma luz intensa. O Vingador, envolvido pela luz, é transformado na figura nobre e majestosa de um cavaleiro, semelhante à que havia esculpida no sarcófago. Ele olha para si mesmo e duvida. Quando ele fala, sua voz é a do Vingador, mas sem o seu tom sinistro.

Os garotos assistem a tudo temerosas. Hank ergue seu arco em um gesto de triunfo: "Eu estava certo. Nossa missão no reino não era derrotar o Vingador - era redimi-lo."

O novo Vingador aproxima-se dos garotos. Então, em frente de todos, uma explosão de luzes prismáticas aparece e forma o Mestre dos Magos. Ele olha para o Vingador, e sorri. O Vingador ajoelha-se diante dele.

Vingador: "Pai, eu voltei."

Uni aconchega-se entre as mãos do Vingador. O Mestre dos Magos, com lágrimas nos olhos, diz aos garotos: "Obrigado, jovens aprendizes. Vocês fizeram a única coisa que estava acima do meu poder... vocês trouxeram meu filho de volta a mim."

Os garotos olham-se confusas.

Eric: "O Vingador é seu filho ?"

Presto: "Não há muita semelhança nessa família."

O Vingador sorri: "Muitos anos atrás, eu escolhi seguir outro mestre - o mal. Eu aprisionei neste mausoléu tudo o que o Mestre dos Magos havia-me dado. E agora vocês libertaram-me."

O Mestre dos Magos ergue suas mãos, e um último raio surge da abóbada, incidindo perto dos garotos e formando um portal, onde elas podem ver o parque de diversões.

Mestre dos Magos: "Vocês restituíram ao Reino sua liberdade. Eu não posso fazer menos por vocês. Vocês estão livres para retornar para o seu mundo agora, caso assim o desejem."

Os garotos olham-se com imensa alegria, e o Mestre dos Magos continua:

"Ou vocês podem ficar aqui, no Reino. Há ainda muito mal a ser combatido, e muitas aventuras a serem trilhadas."

Os garotos e Uni param em frente ao portal, com o Vingador de um lado e o Mestre dos Magos do outro.

Mestre dos Magos: "A escolha, meus filhos, é de vocês".

Os garotos olham-se, sorrindo, com lágrimas de alegria em seus olhos, prontas para fazerem a maior de todas as suas escolhas. A câmera se afasta, através da parede destruída do mausoléu, mostrando a fronteira do Reino. A câmera percorre montanhas, nuvens, até que por fim tem-se uma incrível vista: o próprio Reino, com sua gama de terras e de formas de vida, com seus perigos e com suas alegrias; um novo reino agora, mas ainda, e sempre: o Reino da Caverna do Dragão.



FIM

Obs.: Sou besta demais pra chorar!

3 comentários:

  1. Nunca me recuperei dos anos 80 e 90. Sou daquele tipo que acha as músicas dessa época melhores, os desenhos melhores...Morre de saudade do Atari. E só né? Vou comentar a moda não... Tenho fotos traumáticas: calça centropeito e cabelo a lá "Chitão e xororó", uma derrota"... Enfim, esquece eu já esqueci... Esqueci nada!!!!
    Mas sim, é mesmo um marco a tal da Caverna do Dragão. Eu tenho um DVD com todos os episódios e seria a primeira louca a enfrentar a fila do cinema na estreia de um filme que retratasse o desenho. Aiii, queria que só.
    Mas, enquanto este não sai, tu bem que poderias disponibilizar de forma mais simples, pras amigas 'analfainfo' como eu, o site onde encontramos o último episódio, que ainda quero assistir, embora tenhas contado tudo, deixado nadinha pra surpresa.
    Eu tb me emocionei, confesso... Ô povo apegado!
    Beijos e insisto: o trema caiu... AcrediIIItaAAAA!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mas a questão do trema vc tem que falar com o word... não gosto de brigar com ele. se ele bota, eu deixo. curto não afrontá-lo.

    e fé, sei que não escrevo muito bem, mas ao menos espero ter deixado claro que nunca foi grava o episódio final... tu desse umas puladas na leitura, num foi? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    entendo, tá fazendo mestrado, louca-sara-jane, mas tem episodio final não, fia. no máximo o roteiro na integra lá no site do Michael Reaves, que tbm disponibilizei no corpo do texto, viu?!

    beijos e valeu pelo feedback.

    ResponderExcluir
  3. Joth, meu lindo! Depois de um dia estressante de trabalho, me deparo com seu blog e com textos excelentes, sobretudo, essa da caverna. eu, como vcs, uma louca de carteirinha pelos anos 80, fã geral da caverna. eu já conhecia essa história acerca do interrompimento da série, li numa revista sobre HQs e desenhos animados,mas nao conhecia o roteiro. confesso que prefiro as lendas urbanas inventadas na net, a exemplo do mestre dos ,agos ser o próprio vingador, seria um final arrepiante!!!! mas temos que pensar que esse era um desenho infanto- juvenil, produzido nos EUA dos anos de 1980, portanto: moralista. Perseguição ideologica a esse tipo de trabalho só é o que tem por lá. leia-se o comic code que é uma série de aberrações que proibem certos temas nos Quadrinhos produzidos por lá, digamos que a versão que circula na internet fosse possivel, certamente haveria interrupçoes no roteiro e na produção. quem sabe a tal lenda urbana não tenha sido a ideia original? beijos e adorei o blog. visita nós, nós tb escreve em blog: http://ocoisagostosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir